A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012



O Problema Sinótico

Mesmo uma lida rápida nos quatro Evangelhos, nos revela que três deles (Mateus, Marcos e Lucas) são parecidos, especialmente quando contrastados com o Evangelho de João.
Com poucas exceções importantes os acontecimentos e ensinos incluídos no Evangelhos de João (p. ex. caps. 3:9; 11; 14) não são encontrados nos primeiros Evangelhos, enquanto que estes três possuem muito material em comum e compartilham de uma perspectiva semelhante. Por essas razões, os primeiros três Evangelhos são chamados de “Sinóticos”.
Uma comparação mais detalhada entretanto, revela uma grande variedade de diferenças tanto quanto de semelhanças. Algumas vezes, o material registrado é exatamente igual, enquanto que, outras vezes, há pequenas diferenças verbais. Em alguns casos a ordem dos eventos é a mesma, mas frequentemente isto não ocorre.
Do ponto de vista literário, estes fatos levantam perguntas difíceis. Como é que os Evangelhos se originaram? Teriam seus autores se utilizado dos escritos uns dos outros? Poderiam ter eles outros materiais disponíveis?
A resposta mais aceita é de que Marcos foi o primeiro evangelho e que Mateus e Lucas seguiram o seu esboço (Mc. 2:1-222; cf. Mt. 9:2-17; Lc. 5:18-38). Mas Mateus e Lucas têm alguns materiais importantes em comum que não são encontrados em Marcos (p. ex. Mt. 7;24-27; Lc. 6:47-49). Controvérsias à parte, o importante, é que Deus estava na direção, através da inspiração sendo o fator controlador. Deus usou acontecimentos históricos e a pesquisa pessoal dos escritores dos evangelhos para cumprir seus propósitos (cf. Lc.1:1-4).

                                                 A seguir: Os Quatro Evangelhos Comparados

Nenhum comentário:

Postar um comentário