A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

 

Continuação

 

O Antigo Testamento promete a vinda do Justo Servo do Senhor (Is. 42:1-9), que será um profeta como Moisés (Dt.18;18,19) um sacerdote como Melquisedeque (Sl. 110:4) e um rei como Davi, o ungido do Senhor (Is. 55:3-5; Jr. 30:9; Ez. 34:24; Os 3:5: Zc. 12:8). Mateus revela então que Jesus Cristo é o prometido Rei e Libertador.

Filho de.. A palavra hebraica “ben” (filho; filho de) é comumente usada em três diferentes modos na Bíblia e no Judaísmo:

1- Tanto na bíblia quanto no Judaísmo, um homem é normalmente identificado como um filho de seu pai. Por exemplo, se José Silva,  filho de Samuel, é chamado para ler um rolo da Torá na Sinagoga, ele será anunciado não pelo seu nome, mas como José filho de Samuel.

2- “Ben” também pode significar não o filho de fato, mas um descendente mais distante como era o caso neste versículo: Davi e Abraão eram ancestrais distantes de Jesus.

3- Em terceiro lugar, “ben” pode ser utilizado mais amplamente para significar “tendo as características de”, e isso também se aplica aqui: Jesus tinha as qualidades encontradas tanto em Abraão quanto no rei Davi.

Filho de Davi. Abraão e Davi, são destacados porque têm uma importância única na linhagem do Messias. O termo “filho de Davi” é na verdade, um dos títulos do Messias, tendo como base as profecias do V.T., de que o Messias seria um descente de Davi e se sentaria no trono de Davi para sempre, (At. 12:23).

 

Filho de Abraão. Este termo é significativo em pelo menos quatro maneiras:

1- Tanto o rei Davi quanto o rei Jesus seguem seus ancestrais até o individuo escolhido por Deus como pai do povo judeu (Gn. 12:1-3).

2- Jesus é a prometida “semente de Abraão” (Gn. 22:17,18), explicado por Gl. 3:16.

3- A identidade mística do Messias com o povo judeu, aqui sugerida, (2:15), uma vez que todo judeu é um filho de Abraão (3:9).

4- Jesus também tem uma identidade mística com todos aqueles que acreditam nele, sejam judeus ou gentios (Rm. 4:1,11,17-20; Gl.3:29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário