A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2012

 

Continuação

V.17- Dez gerações mais tarde… Pode haver significados nessas genealogias que não são notados à primeira vista. Por exemplo:

Vemos que entre Adão e Cristo existem exatamente sessenta gerações. Essas sessenta parecem divididas em seis grupos de dez, cada décimo homem sendo de grande importância.

A partir de Adão o primeiro décimo homem é Noé. Nos dias dele, Deus enviou o juízo destruidor sobre toda a raça humana e aparentemente Satanás conseguira abortar a linha messiânica; mas essa linhagem é preservada no justo Noé, demonstrando a indestrutibilidade do proposito divino.

O décimo homem seguinte é Abraão, com quem Deus entrou em aliança incondicional, para que de sua descendência viesse o Messias e em quem todas as famílias da terra seriam abençoadas. .

O próximo décimo homem é Boaz, que se casou com a formosa moabita Rute; e através de Rute uma gentia, todos os povos gentios são incorporados representativamente na esperança messiânica.

Uzias é o décimo homem seguinte – pois a linha messiânica tornou-se agora a linhagem real de Judá, e o Cristo que virá será o Rei dos Reis. Na verdade, foi “o ano da morte do rei Uzias” que Isaias, o maior dos profetas de Israel e Messiânico “viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”, o Messias (Is. 6), sentado no trono que está acima de todos os tronos (Jo. 12:41 nos diz que Isaias viu a Cristo.).

O décimo homem depois dele é Zorobabel, um dos personagens monumentais do Velho Testamento; o príncipe judeu que levou o remanescente judeu de volta á Judeia depois do exilio na Babilônia; Zorobabel é u m tipo de Cristo, como mostra Ageu 2:20-23, sendo o líder supremo de Israel, levando-o do longo exílio á benção Milenar.

Dez gerações mais tarde, lemos “José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”. Cada décimo homem é típico, profético, uma antecipação: Cristo completa todos.

Não devemos “ler” nisto mais do que existe realmente no conteúdo em questão, embora sejamos naturalmente tentados a refletir que dez é o numero da inteireza, e seis o número do homem pecador. Seis ciclos completos de dez: vindo então Cristo, que é o centro de todas as gerações e o Salvador dos pecadores. A linha termina nele. Está  perfeitamente de acordo,  Ele que é o grande SETE de Deus se seguisse imediatamente a esses seis grupos  dez completados, introduzindo a nova geração espiritual e o reino que, embora presentemente retido, irá coroar os seis mil anos precedentes da história humana, com um sétimo grande dia de mil anos, o Milênio do império mundial do Messias, com seu ciclo exato de tempo de cem vezes (dez vezes dez) dez anos de paz e glória.

 

Vs. 18-25- Sobre a concepção e o nascimento de Jesus compare com Lc. 1:26-38; 2:1-7; Jo. 1:1-2,14.

 

                                                    Cont..

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário