A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CAPITULO 1 (Mt.)

 

A Genealogia de Jesus

 

Está escrita também em Lc. 3:23-38. A vinda de Cristo fora prevista, não somente desde a eternidade, no céu, mas também desde os primórdios da história do mundo.

No passado obscuro, Deus escolhera uma família, a de Abraão, e, mais adiante, outra dentro da família abraâmica, a de Davi, para ser o veículo pelo qual Seu Filho desse entrada no mundo. A nação judaica foi fundada e protegida por Deus, através dos séculos, para salvaguardar a linhagem dessa família.

A genealogia que está em Mateus, é abreviada. Omitem-se alguns nomes, 42 gerações cobrem 2.000 anos. Dividem-se em três partes, de 14 gerações cada, talvez para ajudar a memorização:

a 1ª cobrindo 1.000 anos; a 2ª 400 anos; a 3ª 600 anos, temos então 3 grupos de 14.

No 3ª grupo, entretanto, nomeiam-se só 13 gerações, dando-se a entender evidentemente que Maria seria a 14ª geração.

A genealogia em Lucas é algo diferente. Mateus começa com Abraão; Lucas vai até Adão. Uma é descendente,” gerou”, a outra é ascendente, “Filho de”.

A partir de Davi separam-se em linhas divergentes, que se tocam em Selatiel e Zorobabel.

A opinião comumente aceita, é que Mateus dá a linhagem de José , mostrando que Jesus é o herdeiro legal das promessas feitas a Abrão e a Davi; e Lucas dá a linhagem de Maria, mostrando a descendência física de Jesus, “filho de Davi segundo a carne”, Rm 1:3. A genealogia de Maria, de  acordo com a praxe judaica, dependia do esposo, José era “filho de Heli”, Lc. 1:3. isto é , “genro dele”;  Heli foi o pai de Maria, Jacó o pai de José.

Estas genealogias, registradas mais detalhadamente em 1Cr. 1-9 formam a espinha dorsal dos anais do A.T.. Guardadas cuidadosamente através de longos séculos de vicissitudes históricas, contêm “uma linhagem de família, pela qual se transmitiu uma promessa por 4.000 anos, fato este sem precedentes na história.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário