A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

quarta-feira, 14 de março de 2012


Continuação
V. 7- “…ira vindoura..”. A ira, (Nm.11:1),ou o Dia do Senhor, (Am. 5:18), que deveria inaugurar a era messiância, (cf. Rm. 1:18). O Antigo Testamento prometeu a vinda do Senhor em justo julgamento, (Sl.96:13; Jl.1:15; 2:1,2,31,32; Sf. 1:14-18; Zc. 2:1,2; Ml. 3:2; 4:1), ainda a se cumprir). A ira ou julgamento de Deus é mencionada com frequência também no Novo Testamento, enfatizando quão certa ela é – alguém pode até dizer o quão automaticamente – a ira de Deus deve seguir o pecado, assim como a lei fisíca da gravidade torna certo que a consequência automatica de pular de um edificio alto, seja a destruição do corpo. A lei moral de Deus sobre o pecado, deixa certo que a consequência automatica de persistir em pecado, é a destruição espiritual eterna, na ira divina.
V. 8- “…fruto digno de arrependimento…”. Atos que indicassem justiça interior, não meramente conformidade exterior; Jesus na casa de Zaqueu, (Lc. 19:1-9) só falou em salvação, (v.9) depois que Zaqueu disse: (v.8), “Senhor hoje resolvo dar aos pobres metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho defraudado alguém o restituo quatro vezes mais.”, (Êx. 22:1). Todo novo convertido deve ser instruido a reparar o mal do passado – se for pedido de perdão,  restituição ou até mesmo problemas com a justiça – deve ser instruido a reparar seus erros da vida pecaminosa, dentro das possibilidades e com muita sabedoria.
“…arrependimento.”  ( O que é o arrependimento). Arrependimento significa mudança de mente, (pensamentos) de modo que os ponto de vista de uma pessoa arrependida, seus valores, objetivos e comportamentos são mudados e toda a sua vida é vivida de um modo diferente. Sua mente, seu discernimento, sua vontade, suas afeiçoes, seu comportamnteo, seu estilo de vida, seus motivos e seus planos, tudo está envolvido nessa mudança. Arrepender-se significa começar a viver uma nova vida literalmente.
A chamada ao arrependimento, era a convocação fundamental na pregação de João Batista, (Mt. 3:2, de Jesus, (Mt. 4:17), dos doze, (Mc. 6;12). de Pedro no Pentecostes, (At. 2:18), de Paulo aos gentios, (At. 17:30; 26:20) e do Cristo glorificado a cinco de sete Igrejas da Ásia, (Ap. 2:5,16,22; 3:3,19). Era parte do resumo feito por Jesus do Evangelho que devia ser pregado em todo mundo, (Lc. 24:47). Correspondentemente ao constante apelo dos profetas a Israel, para retornarem a Deus, de que se tinham extraviado, (p. ex. Jr. 23;22; 25:4,5; Zc. 1:3-6). O arrependimento é sempre descrito como o caminho para a remissão de pecados e a restauração do favor de Deus, ao passo que a impenitência é o caminho para a ruína eterna, (p. ex.Mt. 13:1-8).
Sentimentos de remorso, auto-reprovação e tristeza pelo pecado, gerados pelo temor de punição, sem qualquer desejo ou decisão de deixar de pecar, não devem ser confundidos com arrependimento. Davi expressa o verdadeiro arrependimento no Sl. 51, revelando em seu coração o propósito sério de não pecar e de viver uma vida justa, (Lc. 3:8; At. 26:20).
Judas por outro lado, se encheu de tristeza e de angustia, por ter traído Jesus (Mt. 27:3), mas não se arrependeu; confirma então que autopunição, depressão ou remorso, ( gera a morte) não é o verdadeiro arrependimento. O verdadeiro arrependimento gera vida.

                              Cont..

Nenhum comentário:

Postar um comentário