A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

domingo, 4 de março de 2012

CAPITULO TRÊS DE MATEUS

 O ministério de João Batista (o imersor).
O capitulo três registra o ministério de João. Seu ministério visava preparar a nação Judaica para a vinda do Messias, pelo rito do batismo, símbolo da purificação do pecado que seria efetuada pela morte de Messias, (Is. 40:3; Jo. 1:23.
Para entender o que o batismo significa aqui; é necessário buscar o entendimento a partir do ritual do V.T.. De acordo com a Lei a pessoa precisava ser purificada por rituais antes de entrar no Tabernáculo ou no Templo. A pureza ritual poderia ser perdida de muitas maneiras; o modo principal de restaura-la era por meio da lavagem. Uma rápida revisão em Levítico mostra quão frequente o assunto é mencionado.
Uma pessoa que imerge participa de uma metáfora óbvia e viva de purificação, com a água, como era feito, levando embora a impureza. Aqui João, o Batista proclama a velha pratica da imersão num novo contexto, limpando de uma vida passada de pecado.
O batismo de João foi também praticado pelos discípulos de Jesus (Jo. 4:1,2) até o dia em que foi absorvido no novo rito instituído por Cristo ressuscitado, (Mt. 28:19; At. 1:5; Rm. 6:4).

João Batista (o imersor)
Normalmente chamado de “João Batista”. O nome “João”, assim como numerosas variantes em muitas línguas – John, Jean, Juan, Jon, Ivan, Giovanni – vem do hebraico Yochanan, que significa “YHVH (Jeová, ou Javé) foi gracioso, demonstrou favor”.

Batismo
O verbo grego “baptzein” é a fonte das palavras em português “batizar” e “Batista”, sua raiz significa “mergulhar, encharcar, imergir”, num liquido aquilo que foi mergulhado – por exemplo, tecido em corante, ou couro em corante.
É por isso que as igrejas Evangélicas só aceitam o batismo por imersão, e não o derramamento de água ou aspersão de água batismal e também não aceitam o batismo de crianças, por não terem ainda consciência, para decidir ou reconhecer os seus pecados.

            Cont. A Pregação de João Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário