A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

 

Continuação – Cap. 3 de Mateus

 

V.7- Os saduceus. Era uma seita judia que negava a existência dos anjos e outros espíritos, e de quase todos os milagres, especialmente a ressurreição do corpo. Eles foram os racionalistas religiosos daquele tempo, Mt. 12:18-23; At. 23:8, e estavam fortemente entrincheirados no Sinédrio e no sacerdócio, At. 4:1,2; 5:17. Os saduceus não se identificavam com nenhuma doutrina positiva, mas simplesmente negavam o sobrenatural.

( O Professor Skinner dá uma descrição curta e viva de seus aspectos característicos no seguinte parágrafo; “Os saduceus, à primeira vista, não parecem ter sido uma seita religiosa ou um partido politico, mas um grupo social. Em questão de número o seu grupo era bem menor que o dos fariseus e pertenciam na maior parte às ricas e poderosas famílias dos sacerdotes que formavam a aristocracia da nação judaica.

Os lideres do partido eram os anciãos com cadeiras no conselho, os oficiais militares, os estadistas e oficiais que participavam da administração dos negócios públicos. Jamais tiveram grande influência sobre a massa do povo; como verdadeiros aristocratas, não se incomodavam muito a esse respeito. Sua única ambição era tornarem-se indispensáveis ao príncipe reinante, a fim de poderem conduzir o governo do país de acordo com suas opiniões.

No conceito dos saduceus, como acontece com alguns políticos mais modernos, a lei se de Deus não se aplica à politica. Caso Israel devesse tornar-se grande e próspero, isso se daria através de cofres repletos, exércitos fortes,, hábil diplomacia e todos os recursos da arte  de governar… Eles consideravam como puro e perigoso fatalismo aguardar  a libertação divina simplesmente através da santificação do povo”.)

Nos Evangelhos e Atos vemos a proeminência dos saduceus no Sinédrio. Durante o ministério publico do Senhor Jesus os sumos sacerdotes, Anás e Caifás, eram ambos saduceus; At. 5:17, fala do “sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus”. Seu ódio contra Jesus pode ser medido pelo fato de se terem aliado a seus inimigos fariseus a fim de mata-lO. Foram de fato diretamente responsáveis pela sua crucificação, (compare Lc. 3:2; Jo. 11:49; 18:13,14,24; 19:15; Mc. 15:11). Todavia, devemos ter o cuidado para não implicar que todos os sacerdotes eram saduceus. Em At. 6:7, vemos que “muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”.

 

                                     Cont..

Nenhum comentário:

Postar um comentário