A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

 

Continuação.

 

O Local do Batismo de Jesus.

O local escolhido por Deus para apresentar o Messias á nação foi o baixo Jordão, no mesmo ponto, ou perto, onde as águas se dividiram para a travessia de Josué, quando da entrada de Israel em Canaã

Logo todos os olhares convergiram para ele, (João), indagando se não seria o Messias. Depois, apoiado por uma demonstração lá do céu, declarou que Jesus era o Messias. Aí, logo após, nessa mesma região seguiu-se o primeiro ministério de Jesus, e exerceu também seu último ministério.

Este local nos traz muitas lembranças:

Na direção Leste, nos limites do Vale do Jordão, ergue-se o Monte Nebo, onde Moisés tivera um vislumbre da Terra Prometida e ali o Senhor o sepultou. Também, em alguma parte entre o Jordão e o Nebo, carros celestes transportaram Elias para se juntar a Moisés na glória. Oito km ao Oeste, nos limites do vale, ficava Jericó, cujos muros  caíram ao som da trombeta a mando de Josué. Logo acima Jericó nos contrafortes do ribeiro de Querite, os corvos alimentaram Elias. Um pouco acima, no cume da cadeia de montanhas, ficava Betel, onde Abraão erigira um altar a Deus e onde Jacó, vira a escada celeste por onde os anjos subiam e desciam (á qual se reportou Jesus, conversando com Natanael, logo depois da tentação naqueles arredores). Próximo, para o Sul na mesma cadeia montanhosa, fica Jerusalém, a Cidade Santa, cidade de Melquisedeque e de Davi. Para o Sul, além do Mar Morto, era a planície onde jaziam as ruínas de Sodoma e Gomorra.

 

 

CAPITULO QUATRO DE MATEUS.

A Tentação no Deserto ou o Triunfo de Jesus sobre Satanás.

 

Vs. 1-11 – Qual o motivo da tentação de Jesus?

Cristo como o novo Ser humano representativo, devia ser testado e provado. O próprio Espírito que descera sobre Ele com suavidade de uma pomba, o “leva” agora para o deserto, onde Satanás lhe preparou uma emboscada quando Ele se sentia enfraquecido pelo jejum.

É essencial compreender que o Senhor achava-se ali como homem. Como Deus Ele não poderia ser tentado, (Tg. 1:13). A sua humanidade foi visada. Com engenhosidade aparente piedosa, Satanás imediatamente procurou obscurecer seu objetivo. “Se és Filho de Deus” – uma alusão à voz do céu no Jordão – “manda que estas pedras se transformem em pães”. Mas Jesus na mesma hora colocou o assunto em foco, com a sua resposta: “Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

Da mesma forma que a natureza humana, tem três aspectos (tricotomia) – corpo, alma e espírito – as três abordagens de Satanás foram sucessivamente dirigidas às três áreas da natureza humana do Senhor.

A  primeira tentação, referia-se ao corpo, (“Manda que estas pedras se transformem em pães”.)

A segunda, à alma (“Atira-te daqui abaixo”, exiba-se).

A terceira, era dirigida diretamente ao espírito, (“Se prostrado, me adorares”).

 

A primeira sugeriu algo razoável (normal do ser humano).

A segunda algo discutível.

A terceira era definitivamente errada.

 

Quão frequentemente essa é a técnica da tentação de Satanás! – física,psíquica e espiritual – do que é razoável para o discutível, do discutível para o condenável.

Na primeira, vemos o disfarce da simpatia.

Na segunda, o verniz da admiração.

Na terceira, a mascara foi retirada e o motivo real fica exposto – “Adore-me”.

 

Por três vezes a espada brilha na mão do Senhor, enquanto Ele repele o tentador com as palavras “Está escrito”. Três vezes vemos o segredo da vitória – submissão à Palavra de Deus. A vitória é tão completa que na repulsa final Jesus afasta o arqui-inimigo, dizendo: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele darás culto”. Dt. 6:13; 10:20.

Logo após “vieram anjos e o serviam”. Sua fome foi assim satisfeita sem necessidade de transformar pedras em pães; a Escritura também se cumpriu, “Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem”, sem precisar atirar-se do pináculo do templo! Deus sempre faz com que seus anjos atendam aos que vencem pela fidelidade à sua Palavra.

 

(Cristo veio como representante da humanidade, e sendo sua missão a de destruir as obras do diabo, era conveniente que começasse o seu ministério com uma vitória sobre o grande adversário da raça. O capitulo 4, registra o seu grande triunfo sobre Satanás).

 

 

                                                  Cont..

 

 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário