A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

 

Continuação – Mateus cap. 4

 

V. 21- Tiago filho de Zebedeu. Quatro pessoas no NT. são chamadas por este nome:

1)- Tiago, o filho de Zebedeu, um apostolo (Mt. 10:2) e irmão do apostolo João, sem o qual ele nunca foi mencionado e com o qual, junto com Pedro, foi admitido à intimidade especial de Nosso Senhor (Mt. 17:1; Mc. 5:37; 9:2; 14:33). Ele foi martirizado por Herodes (At. 12:2).

2)- Tiago, o filho de Alfeu, que foi um dos doze apóstolos (Mt. 10:3). Ele é chamado Tiago , “o menor” (Mt. 15:40; isto é, mais baixo do que o Tiago, o filho de Zebedeu).

3)- Tiago, o irmão do Senhor (Mt. 13;55: Mc. 6:3; Gl. 1:19). Os filhos mais moços de Maria não creram em Jesus durante a Sua vida terrena (Jo. 7:5), mas se juntaram aos Seus discípulos depois da ressurreição (At. 1:14). Tiago veio a ser o líder da igreja em Jerusalém (At. 12:17; 15:13; 21:18; Gl. 1:19; 2:9,12) e escreveu a Epístola de Tiago. E

4)- Tiago, o pai do apostolo Judas (Lc.6:16; At. 1;13).

 

V. 23- Sinagogas. Mt. 9:35; Mc. 1:39. Cada comunidade judaica tinha a sua sinagoga ou casa de reunião. Durante as reuniões, o dirigente podia convidar algum dos presentes para comentar as Escrituras. (cf. Lc. 4:16-21; At. 13;14,15).

Ensinando… Pregando… curando. Ensinar envolvia a comunicação da natureza e propósito do reino de Deus, como é visto no Sermão do Monte (cap. 5-7) e nas parábolas do reino (cap. 13). Pregar era anunciar as boas novas de que o reino de Deus estava próximo, e que seus soberanos propósitos na história estavam sendo finalmente realizados. Curar, bem como ensinar e pregar, era sinal de que o reino já tinha vindo (Mt. 11:5).

Lunáticos. (Epiléticos). O único outro lugar em que esta palavra aparece, no NT., é em Mt. 17:15, onde é aplicada a um menino endemoninhado que exibe sintomas de ataque epilético.

 

V. 24- Síria. Pode se referir, em geral, a toda a província romana, que incluía a Palestina e as outras regiões vizinhas ou,  em especial à região situada ao norte da Galiléia. No uso romano, Síria aplicava-se a toda Palestina com exceção da Galiléia (cf. Lc. 2:2).

V. 25- Decápolis. Nome que significa dez cidades. Era uma confederação composta originalmente de dez povoados grego-romanos, nove das quais estavam situada a leste do rio Jordão.

 

 

 

CAPITULO 5 DE MATEUS

Cristo Versus “foi dito”.

Está na moda hoje em dia, entre os que querem depreciar o Velho Testamento, citar as palavras do Senhor no Sermão do Monte, quando Ele repetiu várias vezes: “Foi dito aos antigos… eu, porém vos digo..” Jesus repudiou assim ou pelo menos corrigiu a ética do Velho Testamento, é o que afirmam. Mas os que defendem esse ponto de vista, deixam de reconhecer a diferença entre a Lei escrita do Velho Testamento, e a Lei Oral, que se desenvolvera durante os quatro séculos do período intertestamentário.

A maneira usual de o Senhor citar o Velho Testamento é “Está escrito” (Mt. 4:4,6,7,10; 11:10; 21:13; 26:24,31), enquanto é usado no Sermão do Monte o “Foi dito”, indicando referência à Lei Oral. Ela ocorre seis vezes em Mateus, cp. 5  (21,22; 27,28; 31,32; 33,34; 38,39; 43,44).

Talvez seja objetado que alguns dos itens citados acham-se no Velho Testamento. Não obstante, o Senhor os menciona como foram transmitidos pela Lei Oral. Por exemplo, o primeiro “Não matarás; e quem matar estará sujeito a julgamento”. É o sexto mandamento do Decálogo acrescido do comentário da Lei Oral. Até esse ponto suas citações na verdade concordam com os principio do Velho Testamento; o Senhor em lugar de repudia-los, os intensifica, insistindo numa obediência interior e espiritual, assim como exterior e formal.

A própria existência da Lei Oral era um opressivo monumento ao literalismo e legalismo judaico. Os comentários de Jesus em cada caso tinham como propósito elevar os pensamentos dos ouvintes da simples letra para o espírito da Lei. A sua atitude para com o Velho Testamento e seu endosso total ao mesmo, são enfaticamente anunciados desde o inicio (v. 17-19).

 

                                           Cont..

 

 

Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário