A Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Hb.11:1

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012


O Sermão do Monte Mt. 5 – Continuação

V. 13 – “Sal e luz do mundo”. O valor primário do sal não estava em seu uso como condimento, mas em sua capacidade de preservar (carnes, visto que não havia geladeira). Os crentes devem ser uma coibição à expansão da corrupção no mundo, caso contrário é um crente inútil.
Vs. 14-16 – “Vós sois a luz do mundo”. Os crentes com o uso e o conhecimento da Palavra de Deus, funcionam positivamente para iluminar um mundo que está nas trevas, porque nós possuímos a Cristo, que é a luz (Jo. 8:12).  A luz de Cristo deve brilhar publicamente. Deve ser também exibida em nossos relacionamentos individual e particular. O motivo mais grandioso para a vida cristã que alguém pode ter, é que, por sua maneira de vida, seus companheiros sejam constrangidos a glorificar a Deus ( Rs. 4:9).
V. 18 – “nem um i ou um til”. O “i’ representa o yod, a menor letra do alfabeto hebraico que parece com um apóstrofo (‘). O “til” representa um pequenino traço que prolonga um lado de certas letras hebraicas para distingui-las de outras. O que o Senhor deseja comunicar é que cada letra de cada palavra do Antigo Testamento é vital e será cumprida.
V. 17 – Nota – De acordo com Elazar (Larry) Brandt, um judeu crente, as bem-aventuranças, na verdade, são frases do AT. na forma de bênçãos que representam a era messiânica. Ao fim delas, Jesus diz: “Quão abençoados são vocês quando as pessoas os insultarem e perseguirem e inventarem todo tipo de calúnia contra vocês” (11). Ele ao pronunciar essas bem-aventuranças no contesto de bênçãos messiânicas, está dizendo , em código, que é o Messias – o que deve ter chocado e surpreendido seus ouvintes.
Com esta compreensão interpretamos o versículo 17 como sentença –tema para assumir que a premissa de Jesus no sermão do monte era: “Eu sou o Messias”. Implicitamente Jesus estava se revelando aos seus ouvintes.

V. 17 – Relação de Cristo com a Lei
Ao cumprir a lei, Jesus não altera substitui ou anula os mandamentos anteriores; antes ele estabelece seu verdadeiro intuito e propósito em seu ensino, e os cumpriu em sua vida obediente. Cristo cumpriu o VT. obedecendo à lei perfeitamente, cumprindo seus tipos e profecias e pagando o preço total da lei como substituto dos pecadores (consequentemente, os crentes tem a Justiça de Cristo que foi imputada pela justificação, Rm. 3:20-26; 10:4).
Não há contradição, entre o ensino de Jesus e a doutrina de Romanos, Gálatas e Hebreus, de que somos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei. O que Ele quer dizer é que a lei moral de Deus é a expressão da santidade divina, sendo, pois,  de eterna obrigação para o Seu povo. E, que, na realidade Ele veio dar às declarações antigas da Lei um sentido mais profundo, veio  reforça-las, não somente no que diz respeito aos atos externos como nas profundezas do coração humano. Ilustrando com cinco itens: Homicídio, adultério, juramento, vingança e ódio aos inimigos.

A relação de Cristo com a Lei pode ser resumido assim:
1. Cristo foi colocado debaixo da lei (Gl. 4:4).
2. Ele veio em perfeita obediência à lei (Mt. 17:5; Jo. 8:46; 1Pd. 2:21-23).
3. Ele foi ministro da Lei aos Judeus, limpando-a dos sofismas rabínicos reforçando-a para aqueles que professam obedece-la (como por ex. Lc. 10:25-37), mas confirmando as promessas feitas aos pais sob a aliança Mosaica (Rm. 15:8; Ver Êx. 19:5).
4. Ele cumpriu os tipos da lei através de Sua vida santa e morte sacrificial (Hb. 9:11-28).
5. Ele assumiu, vicariamente, a maldição da lei para que a Aliança Abraâmica (ver Gn. 12:2) ficasse à disposição de todo aquele que crê (Gl. 3:13,14).
6. Ele livrou por meio de Sua obra redentora, todos os que creem – tirando-os da posição de servos sob a lei para a posição de filhos (Gl. 4: 1-7).
7. Ele foi o mediador da Nova Aliança, através do seu sangue (Hb. 8:8), para a certeza e a graça nos quais todos os crentes permanecem, (Rm. 5:2), estabelecendo assim a lei de Cristo (Gl. 6:2), com os seus preceitos de vida reta possíveis pela habitação do Espírito.
              
                                       Cont..

Acompanhe também os estudos em
http://josephaugustusmcmaranha.blogspot.com/
http://jesusapalavrafieleverdadeira.blogspot.com/

Para um melhor aproveitamento dos estudos, acompanhe com a sua bíblia e se possivel tomando notas em um caderno. Se preferir imprima e dê o estudo na sua Igreja, seja benção na vidas de outros.


Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário